-
Arquitetos: VTN Architects
- Área: 233 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Hiroyuki Oki, Quang Dam
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma urbanização rápida, as cidades no Vietnã se afastaram das suas origens como espaços verdes e tropicais de baixa densidade. As áreas urbanas recém desenvolvidas estão perdendo sua conexão com a natureza. A residência Binh de Vo Trong Nghia Architects (VTN Architects) é um projeto da série "Casa para árvores", um desenho prototípico de moradias que proporciona espaços verdes dentro de um bairro de alta densidade.
Os habitantes são uma família de três gerações, portanto, o desafio era criar espaços que permitam aos seus residentes interagirem e se comunicarem apesar das suas diferenças.
Os jardins estão situados na parte superior dos espaços verticais; que são limitados por portas de correr de vidro. Esta estratégia não somente melhora o microclima através do uso da ventilação natural e da luz do dia, mas aumenta a visibilidade e a interação entre os membros da família.
A sala de estar, de jantar, os dormitórios e a sala de estudo abrem-se continuamente. A partir o dormitório, a linha de visão pode chegar através dos jardins indo além das outras habitações.
As áreas de serviço como cozinha, banheiros, escadas e os corredores estão localizados na parte oeste para limitar a exposição da radiação de calor nas áreas frequentemente ocupadas. A variação vertical dos espaços cria uma diferença de pressão. Assim, quando forem construídas casas adjacentes, a ventilação natural é mantida. Graças à essas estratégias passivas, a residência sempre se mantem fresca no clima tropical. A utilização do sistema de ar-condicionado não é frequente.
Os terraços dos jardins abrigam grandes árvores para criar sombra, portanto, reduzem a temperatura interior. É possível cultivar verduras para servir às necessidades diárias dos seus residentes. Essa solução de cultivo vertical é adequada para moradias de alta densidade enquanto também contribui com a forma da vida vietnamita.
O uso de materiais sustentáveis como pedra natural, madeira e concreto aparene em conjunto com o microclima, permite que esta casa reduza consideravelmente o custo operacional e de manutenção. Até então, os residentes nunca utilizaram o ar-condicionado. A arquitetura não serve somente para satisfazer as preocupações funcionais e estéticas, mas também como um meio para conectar as pessoas umas com as outras e com a natureza.